Meu guia sobre Pokemon Go!


terça-feira, 9 de agosto de 2016



Nessa quinta-feira (04/08) lançou no Brasil o Pokemon Go, um jogo de celular cuja proposta é fazer o jogador sair de casa e capturar Pokemons. O jogo é bastante inovador porque interage com a realidade, utilizando o GPS e a câmera do celular para levar o mundo virtual aos lugares que frequentamos, de modo que em cada ponto da nossa cidade nos aguardam novos Pokemons. Como o jogo recém foi lançado no Brasil e desde pequena eu adoro a série Pokemon, resolvi escrever esse post contando como funciona o aplicativo e compartilhando dicas. Espero que ajude!

Como funciona o Pokemon Go





Pokemon Go é um jogo de realidade aumentada no qual devemos explorar nossa cidade em busca de Pokemons. Apesar dos Pokemons também aparecerem em nossas casas, a maioria dos lugares públicos tem maior número de Pokemons, perto de rios e lagos encontramos Pokemons aquáticos e praticamente todas as praças têm uma Pokestop, lugar de coleta de itens para o jogo. Para tanto, o jogo usa o GPS do celular e ainda possibilita que utilizemos a câmera para capturar os monstrinhos, de forma que posso registrar um Ratatta na minha casa.

À medida que vamos capturando Pokemons, chocando ovos e pegando itens, conseguimos pontos de experiência e vamos subindo de nível. Quando chegamos ao level cinco, podemos escolher uma das três equipes (Valor, Instinct e Mystic) para nos juntarmos e, a partir daí, batalhar nos ginásios. Cada equipe tem sua filosofia e dão diferentes bônus, mas na prática, as equipes servem para definir as disputas pelo ginásio: podemos deixar um Pokemon nosso "defendendo" o ginásio e, se o ginásio for de uma equipe inimiga, batalhar para conquistá-lo.

O início da jornada




Após criar uma conta e customizar nosso personagem, nós capturamos nosso primeiro Pokemon. Assim como no jogo, as primeiras opções que aparecem são Charmander, Bulbasaur e Squirtle, mas se ignorarmos esses Pokemons quatro vezes (deixando de capturá-los, e andando adiante), poderemos capturar um Pikachu como Pokemon inicial.

No início do jogo, começamos com um Egg Incubator, dois incensos e as Pokebolas, que são os itens que utilizamos para capturar os Pokemons.

Poke Stops e os itens do jogo


Para conseguirmos mais Pokebolas e diferentes itens, devemos nos encaminhar para uma Poke Stop, sinalizada com uma torre azul no mapa. Clicando nela e girando a imagem podemos conseguir pokebolas, ovos, poções e outros itens de forma gratuita, mas atenção: só poderemos pegar itens novamente na Poke Stop quando ela for reativada, o que ocorre de cinco em cinco minutos. Uma dica para potencializar a chance de pegar itens raros e ganhar mais pontos de experiência é visitar dez Poke Stops em trinta minutos.

Pokebola: Itens utilizados para capturar pokemons. A partir do nível 12, desbloqueamos também as Great Balls e, no nível 20, as Ultra Balls, ambas devendo ser usadas em Pokemons cuja captura é de maior dificuldade.

Incense: Item utilizado para atrair pokemons para o jogador, durante trinta minutos. A dica é utilizar o incense quando estiver em movimento: quanto mais andamos, mais Pokemons aparecem, de modo que vale mais apenas utilizá-lo num passeio no parque do que em casa, por exemplo.

Lure Module: Semelhante ao incense, é um item utilizado para atrair Pokemons, mas seu alcance é global (atinge todos os usuários da região) e deve ser aplicado em uma Poke Stop. Também dura por tempo limitado.

Egg Incubator: Incubadora no qual chocamos os ovos, que dão origem a um novo Pokemon. Para chocar os ovos, temos que andar 2km, 5km ou 10km, sendo que ovos que requerem uma caminhada maior geram Pokemons mais raros. O único problema é que tem que caminhar mesmo: o aplicativo não reconhece viagens em alta velocidade (como em um carro, por exemplo) e nem se andamos parados no mesmo lugar, como na esteira. É possível contabilizar o tempo andando de bicicleta ou em baixa velocidade, mas lembre-se que o aplicativo deve estar ligado.

Lucky Egg: Ovo da sorte, que aumenta em dobro os pontos de experiência ganhos durante meia hora. Ganhamos gratuitamente no nível 9 e 14.

Razz Berry: Fruta que pode ser dada a um Pokemon para facilitar sua captura.

Potion, Super Potion, Hyper Potion: Itens utilizados para curar Pokemons, aumentando o HP.

Revive, Max Revive: Itens utilizados para curar Pokemons derrotados, cujo HP estiver igual à zero.

Todos os itens podem ser ganhos gratuitamente e de forma aleatória nas PokeStops. Se você tem dinheiro, mas não tem paciência, pode comprar Poke Coins, as moedas do jogo, e utilizá-las na loja virtual, acessada pelo menu.

Capturando Pokemons




Clicando no canto direito inferior da tela, podemos ver os Pokemons que estão "nearby", ou seja, que estão por perto. Quando um Pokemon aparecer, clique nele e aparecerá a tela de captura. Para capturar um Pokemon, é simples: basta arrastar a Pokebola com o dedo e "lançar" em direção ao Pokemon. Fique atento às dicas!

D I C A S

1. Capture Pokemons repetidos, pois eles dão experiência e, além disso, dão os candies, que contribuem para a evolução.

2. Preste atenção no círculo entorno do Pokemon: quanto menor, mais fácil de capturar. Além disso, as cores variam entre verde, laranja e vermelho, de acordo com o nível de dificuldade (verde é fácil, vermelho difícil).

3. Para aumentar as chances de capturar um Pokemon e ganhar mais pontos de experiência, treine a "bola curva": gire a pokebola com o dedo até ela começar a girar e fazer faíscas, e lance a pokebola, lembrando que ela fará uma curva ao ser arremessada.

4. Por mais que seja legal ter um Pokemon no seu quarto, desligue o AR (realidade aumentada). Assim, o Pokemon ficará centralizado e será mais fácil de capturar.

Evoluindo Pokemons


Não é tão fácil encontrar um Pokemon já evoluído e ficamos ansiosos para deixar nosso Pidgey na terceira evolução. Bem, para evoluir um Pokemon, devemos capturar outros pokemons da mesma espécie e transferi-los ao Professor Willow até termos o número necessário de "candies". Por exemplo, um Pidgey precisa de 12 "pidgey candy" para evoluir para um Pidgeotto: isso significa que devemos capturar onze pidgeys, clicar em 'transfer' nos sobressalentes e clicar em "evolve" no que queremos evoluir. É importante lembrar que alguns pokemons tem mais de uma evolução e, nesses casos, sempre valem os candies da primeira: se eu quero evoluir meu Pidgeotto para um Pidgeott posso capturar tanto Pidgeys quanto outros Pidgeottos, porque eles dão o mesmo tipo de candy.

http://imgur.com/gallery/0ZRLJ


D I C A S

1. Preste atenção no CP e nos ataques de um Pokemon antes de evoluí-lo, para ver se realmente vale à pena ou se é melhor esperar para capturar um mais forte.

2. Acumule vários Pokemons para evoluí-los de uma só vez, quando ativado o Lucky Egg. O Lucky Egg dobra a experiência ganha por trinta minutos, então é melhor evoluir o maior número de Pidgeys, Caterpie e Weedles possível.

3. Pelo menos no início do jogo, não vale a pena evoluir um Pidgey até sua terceira evolução, pois logo encontraremos Pokemons bem mais fortes. O ideal é evoluir muitos Pidgeys para Pidgeottos várias vezes, pois assim ganhamos mais pontos de experiência.

4. O Eevee é um Pokemonespecial porque pode evoluir para três tipos diferentes: fogo (Flareon), água (Vaporeon) e raio (Jolteon). A princípio a evolução é aleatória, mas podemos escolher que Pokemon ele se tornará se o nomearmos de acordo com o nome do seu treinador no desenho: trocando o nome do Eevee para Sparky, ele evoluirá para um Jolteon, Rainer se tornará um Vaporeon e Pyro, um Flareon.

Por que jogar Pokemon Go?


Recomendo jogar Pokemon Go porque é um jogo bastante original, que possibilita ao jogador se exercitar, fazer amigos e sair de casa. O Pokemon Go faz o jogador visitar lugares que antes não eram frequentados, faz o jogador se divertir e cria um vínculo entre os diversos usuários, já que é muito comum notarmos que alguém mais está usando o aplicativo e assim, conversar sobre, trocar dicas e, dependendo, até combinar de sair juntos.

Além disso, não precisa de maiores motivos: Pokemon Go é um jogo qualquer e, como qualquer tipo de entretenimento, serve para se divertir: algumas pessoas se divertem passeando, outras jogando Candy Crush, outras assistindo futebol e por aí vai. Existem várias formas de entretenimento e ninguém é obrigado a baixar o aplicativo se não gostar, então quem não consegue enxergar benefícios, pode simplesmente não jogar Pokemon Go ao invés de ficar criticando. O único detalhe realmente importante é que o Brasil não é um país muito seguro, mas esse é mais um motivo para reunir os amigos ao invés de começar uma jornada Pokemon sozinho. Vamos nos ajudar!

Espero que tenham gostado das dicas e, se alguém tem alguma dica ou sugestão, não deixe de incluir nos comentários! ;)


Esse blog está participando do BEDA e terá postagens novas diariamente em agosto

Postagens Relacionadas

8 comentários

  1. MINHA VIDA PELO GASTLY QUE EU PERDI HOJE PORQUE TAVA NO CARRO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá vendo esse Pidgeott bonitinho do meu lado no print que eu botei no post? <3 Parece que somos treinadora e Pokemon né? <3 <3 <3

      MAS NA VERDADE EU TINHA CINCO POKEBOLAS E NÃO CONSEGUI CAPTURAR O DESGRAÇADO

      MEU REINO POR UM PIDGEOTT

      (Na real fiquei confusa se esse da imagem é o Pidgeotto ou Pidgeott heheh mas o triste da história é que eu perdi um Pidgeot sim ToT)

      Excluir
  2. aqueles pokes do início da publicação são seus?
    EU QUERO NA MINHA MESA EM 10 MIN hauhauhauhaha

    eu adorei o seu guia e ficou bem mais explicadinho com os que eu li por ai..
    Por aqui depois da atualização desandou td =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh é verdade, tu adora miniaturas! Tu tinha esses da caçulinha, Clay?
      Que bom que gostou <3

      Excluir
  3. Eu não baixei o jogo para não gastar meu pacote de dados da internet tudo de uma vez. Mas deve ser um jogo realmente ótimo!
    Beijos, Aline
    http://versoaleatorio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, juro que não gasta tanta internet! O ruim mesmo é a bateria =(

      Excluir
  4. Minha mãe está viciada em Pokemon Go huahuahua, ela já ficou até 7h da manhã na rua (com um grupo de amigos no final de semana) capturando, chegou em casa com mais 40 pokemons huahua

    ps vá ao cinema sozinha, sim *-*

    ✦ ✧ http://bruna-morgan.blogspot.com ✧ ✦

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, eu não to tão viciada assim ahsudiahusdai. Sua mãe deve estar com uns pokemons super fortes agora ashdiuahiu

      Excluir