Book Challenge #2: Dracula


segunda-feira, 31 de março de 2014



Oi pessoal! Com um pequeno atraso, cá estou com a resenha do segundo livro do #book challenge e com uma ótima recomendação para os fãs de literatura gótica, Era Vitoriana e bons livros como eu. Estou falando de um dos livros mais influentes de todos os tempos, e com certeza a melhor história de vampiro já escrita: Dracula, de Bram Stoker.



Narrado por meio de cartas, o livro começa com o jovem John Harker indo à Transilvânia para tratar da aquisição de terras da Inglaterra com um cliente, hospedando-se no seu castelo e convivendo algum tempo com ele. Com o passar dos dias, Harker percebe que seu anfitrião não é apenas excêntrico, mas alguém assustador e perverso. Trata-se do Conde Dracula, um vampiro muito antigo e poderoso que mantém Harker como prisioneiro.

Ainda que Harker escape em determinado momento e encontre-se com sua noiva, Mina, o medo do vampiro ainda aterroriza os dois, com acontecimentos estranhos envolvendo lobisomens, morcegos e a curiosa doença da amiga de Mina, enfermiça com uma enorme palidez e duas marcas de presa no pescoço. Dracula está pela Inglaterra, e cabe a John Seward, Quincey Morris, Arthur Holmwood e o famoso Dr. Abraham Van Helsing matar o vampiro.



Mesmo que eu tenha lido em inglês, percebe-se que o livro é muito bem escrito e o formato epistolar auxílio na leitura, apesar das palavras desconhecidas. A história é envolvente e a cada capítulo conhecemos um pouco mais do Conde Dracula, o que nos mantém intrigados e fascinados ao mesmo tempo. Queremos ler cada vez mais e mais, até chegarmos a um ótimo e adequado desfecho para esta macabra narrativa.



Desde o século XX, Dracula tem dado origem a diversas adaptações e até hoje está presente não só em filmes, seriados, jogos e músicas, mas no imaginário popular quando pensamos no que vem a ser um vampiro. Quem gosta de histórias de terror não pode deixar de ler esse ótimo expoente da literatura gótica: Dracula é uma obra romântica que nos encanta com todo o seu fascínio e mistério.

Postagens Relacionadas

7 comentários

  1. Confesso que não sou fã de literatura gótica, mas sou louca pra ler esse livro, é tão::: clássico rs :3

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro em Janeiro e amei-o com todo o meu ser.
    Porém, gosto mais do filme. Porque o livro tem por nome Drácula, mas a figura principal é o Van Helsing (e também a Mina). É ótimo, as cenas com a Lucy são muito bem escritas, mas... eu queria que falassem melhor do Drácula. =/ De qualquer forma: um livro sempre muito bem recomendado.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro esse livro e ainda preciso encontrar uma edição para guardar na minha estante... realmente um clássico que deveria ser lido por todos!
    bjos

    http://girlfreakbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu acho essa história fascinante, mesmo sem ter lido o livro! E o Drácula foi inspirado no Vlad III né? Assustador o suficiente! :P

    Poxaaa! Você ia ficar lindona de Daenerys versão casamento! Mas, realmente é um projeto um pouco mais nível hard! Chegaremos lá!!! :D

    ;***

    ResponderExcluir
  5. Não gosto de terror :)
    Beijos.
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Até agora só assisti o filme e confesso que me intrigou e gostei, mas o Drácula mesmo me assustou e me causou nojo '-' haushaus' Mas falando sobre o livro, quero muito ler esse clássico *_* Amo ler sobre vampiros (criatura sobrenatural favorita) e além dos livros de Anne Rice, preciso/necessito ler o de Bram ;}

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Drácula é meu livro favorito, adoro a narrativa em cartas e adoro o enigmático Conde Drácula. E realmente o livro encanta pelo fascínio e pelo mistério , fico feliz que as pessoas ainda se lembrem desse clássico! XD

    Bjs, Michele

    ResponderExcluir